Ágora (αγορά)... O lugar da Palavra

Na Grécia antiga, existia um lugar onde as pessoas conversavam sem que houvesse uma voz dominante.
Era um espaço onde se alcançava a unidade.
A Ágora era o coração da cidade, um espaço para o saber, para as artes, para a música....

O Lugar das palavras!!
Eis a Ágora...
By Jane.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

FELICIDADE EGOCÊNTRICA? PORQUE NÃO?

Calma! já vou explicar! Não tem nada haver com discursos para defender teorias dos solteiríssimos, pelo contrário.
Já a muito tempo, ao pensar no grande mal do século, fico dividida entre o dinheiro e a depressão. O dinheiro por ser ele a principal razão pela qual o ser humano comete as maiores atrocidades que podemos pensar e a depressão, pelo poder de nos transformar em verdadeiras "bombas relógio".
Deixando o assunto "dinheiro, o mal do século" de lado e sem querer posar de psicóloga, profissão que admiro muito, sabemos que são várias as vertentes que levam ao estado depressivo, mas, duas coisas me chamam a atenção.
A primeira, são os anseios humanos. Sempre nos deparamos com pessoas que desejam veementemente coisas que são inatingíveis, o que as levam a frustração e consequentemente a depressão.
Bem escreveu Fred Matos, em seu poema "Anseios":

"(...) Ansiava a concisão dos poetas...

Ansiava a pureza dos santos...

Ansiava ser grande como Ghandi.

Ansiava tanto, que de tanto ansiar

Não sou, sequer, o que em mim há."

Algumas pessoas desperdiçam tanta energia focadas em coisas inatingíveis, que se esquecem de trabalhar o tesouro que elas mesmas possuem.
Mas o que realmente me intriga é a facilidade com que transferimos a responsabilidade da nossa felicidade, para outra pessoa.
É impressionante a quantidade de pessoas que sofrem do mal da depressão, por não conseguirem se sentir bem sozinhas. Por se sentirem incapazes de reconstruir um novo caminho sem estarem apoiadas em outra pessoa. Não sei qual a dificuldade em entender que, mais importante que ser feliz com álguem é ser feliz com você mesmo, com o seu mundo, com a sua vida. Agir desta forma é ser egocêntrico? Sim, e porque não?
Diz-se da pessoa egocêntrica, aquela que é o centro, o principal em determinada obra, e quem deve ser o centro da nossa felicidade? o ator principal?
Jóia, encontrei a minha felicidade interior, minha vida está uma maravilha, não preciso de mais ninguém! Não é isso!! Trata-se apenas da preparação de uma boa estrutura, que somada a outra, irá formar um conjunto com possibilidades bem maiores de perdurar, e se porventura, essa outra estrutura ruir, a sua não irá junto.
Pensem nisto!
Felicidade a todos!! :)
Bjs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário