Ágora (αγορά)... O lugar da Palavra

Na Grécia antiga, existia um lugar onde as pessoas conversavam sem que houvesse uma voz dominante.
Era um espaço onde se alcançava a unidade.
A Ágora era o coração da cidade, um espaço para o saber, para as artes, para a música....

O Lugar das palavras!!
Eis a Ágora...
By Jane.

sexta-feira, 12 de março de 2010

CUIDADO COM O QUE SE LÊ NA NET

Esta semana recebi um email entitulado "ajudem a divulgar esse aburdo", tratava-se supostamente do roubo de ovos das tartarugas que desovam na costa rica para comércio ilegal.



Eis algumas imagens:



Resolvi então, encaminhar o email a quem realmente entende do assunto e teria meios de intervir caso o fato fosse verídico.
Abaixo, a resposta que prontamente recebi da Bióloga Suami Macedo, do projeto Tamar - Base de Ubatuba/SP:



" Caros amigos que receberam o email em questão.


Ótimo ver a sociedade brasileira se movimentando pelas preservação das tartarugas marinhas. Sinal que 30 anos de trabalho de vários setores de nossos governos e sociedade, nos despertaram para essa consciência.A Costa Rica tem uma tradição de conservação destas espécies. O pesquisador Americano Archier Car, pioneiro na conservação detartarugas marinhas, 50 anos atrás, já trabalhava para preservar estas espécies em Tortugueiro, Costa Rica, hoje um dos maiores sítios de desovas dessas espécies no mundo.


No entanto o que aparece nas imagens não é exatamente o que parece. Coisas da Internet...


Uma das características mais impressionante das tartarugas marinhas, é que uma delas, a tartaruga oliva (Lepidochelys olivacea) tem este comportamento notável: realizar as arribabas.


Este fenômeno ocorre na Costa Rica: As tartarugas saem à Praia para desovar, juntas, aos milhares, por varias noites seguidas. São 1.000 na primeira noite, 5.000 na segunda...e em 5 noites 100.000 delas saem para desovar. Isso em pequenas praias, de cerca de 300 metros, vocês podem imaginar o que acontece na areia.


Os ninhos de uma fêmea são revirados pelas outras, expondo-os as intempéries e aos inúmeros predadores(aves, onças, crocodilos,gambás, etc), inviabilizando as vezes o sucesso reprodutivo.


Na Praia de Ostional, Costa Rica, onde esse fenômeno acontece, e que está retratado nas imagens, os moradores locais, baseados em dados biológicos, são autorizados a fazer o aproveitamento dos ovos que são depositados nos primeiros dias da Arribada, e que seriam destruídos pelas fêmeas que viriam a desovar nas noites seguintes. Resumidamente falando, coletam-se os ovos depositados nas 2 primeiras noites não mais coletam nas 3 últimas.


Assim não se perdem milhares de ovos, a comunidade tem uma fonte de renda, as fêmeas não são capturadas e continuam se reproduzindo, e busca-se fazer um manejo sustentado, estratégia de conservação tão perseguida por todos. Como tudo na vida há prós e contras, críticas e elogios, os conservacionistas acompanham com atenção, através das analises cientificas, o desenrolar dessa experiência que há dezenas de anos, mobiliza milhares de pessoas e tartarugas.


No Brasil não temos Arribadas, e a tartaruga oliva concentra suas desovas no Estado de Sergipe e no litoral norte do Estado da Bahia, apresentando a maior recuperação populacional entre as cinco espécies que ocorrem no Brasil. O Tamar as monitora diuturnamente.


Como as tartarugas marinhas podem levar até 30 anos para se tornarem adultas estamos recebendo nas praias a primeira geração desde que o Brasil, através do Projeto Tamar, começou a protege-Las. Começamos protegendo cerca de 200 ninhos desta espécie e hoje já são mais de 6.000 ninhos por ano.


Esperamos ter esclarecido as dúvidas. Procure informar aos seus amigos que estão enviando este e-mail.


Suami Macedo


Projeto Tamar - ICMBio / Fundação Pró-Tamar Base de Ubatuba/SP


Tel: +55 (12) 3832-7014 / 3832-6202


Visite nosso novo site: www.projetotamar.org.br "


Novamente agradeço a Dra. Suami pelas informações e atenção prestada, e deixo uma dica aos amigos para, sempre que possível, checarem as informaçoes que recebem pela internet, principalmente de "possíveis atrocidades" como esta.
Um excelente final de semana a todos ... Aos amigos kennedyanos, ótimos estudos!
Bjs. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário